terça-feira, 9 de março de 2010

É a vuvuzela alviverde

Nunca concordei com as críticas no estádio, mas aos poucos, com o passar do tempo, entendi que críticas no final do jogo até que são válidas, só que, muitas vezes, o jogador está aquecendo para entrar em campo e a torcida já está criticando e isso me revolta. Ou então, mal iniciou a partida e o técnico é burro, o time é horrível e só escuta-se elogios da arquibancada.
Com o passar dos anos uma tese só se confirma, uma das torcidas mais corneteiras do futebol brasileiro só pode ser a do Palmeiras. Um dos únicos clubes no país que a torcida consegue ter poder de influência nas contratações, nas dispensas e por ai vai... Mas, experiências como essas, poucas vezes resultaram em algo positivo, só prejudica e agora vou tentar relatar algumas consequências.
Os jogadores querem apoio, pois, se tiver apoio ou não, o salário vai chegar igual e como qualquer outro profissional, querem motivação. Com críticas, por mais profissional que ele seja, uma hora isso cansa, dúvidas? Busquem exemplos em suas vidas.
Já trabalhei em clube de futebol e tenho experiência de como funciona um vestiário, de quais são os pensamentos de um grupo e do poder que um atleta pode exercer nos demais companheiros do time e as críticas só fazem eles não terem vontade, já, com apoio, motivação, por mais limitado que seja o time, vão honrar a camiseta do clube.
No Palmeiras é incrível, críticas e críticas; e ainda para completar, atos de covardia com jogadores também fazem parte do histórico da nação alviverde e isso só afasta jogadores que já fazem parte do clube e praticamente afastam futuras contratações, pois no futebol, nunca se sabe o dia de amanhã e hoje em dia, quem quer correr riscos?
A famosa turma do amendoim do Palmeiras é conhecida em todo país pela facilidade de criticar e como sempre não está sendo diferente. Esse ano, muitas e muitas críticas. Primeiro, como já havia escrito em posts anteriores, uma burrada da direção em tirar Muricy e contratar Zago, ao invés de reforçar elenco, resolveu apostar em um técnico inexperiente e pagar uma multa rescisória altíssima para um dos melhores treinadores do país e um dos maiores vencedores de Brasileirão da última década. Maaaaas, quem sou para criticar?
Não preciso nem comentar motivos e de onde veio a pressão para saída, já foi muito debatido. Diego Souza já comentou que pode deixar o Palestra Itália e para completar e encerrar, sem muitas delongas, ontem, por mais que o adversário não fosse nenhum Real Madrid, novamente o Palmeiras e suas limitações estavam com dificuldades para vencer o Sertãozinho, mas de virada, conquistaram os três pontos e estão em busca do G4. E adivinhem? Muita corneta e a vuvuzela funcionando na Arena Barueri. Dessa vez, até que funcionou e o time buscou o resultado embalado pelas críticas, conquistou o objetivo de uma partida de futebol: a vitória. Mas, tenho certeza, que com apoio, poderia ter sido mais facilitado. Críticas? Óbvio! Mas na hora certa e sem esquecer, torcedor tem que ir ao estádio com intuito de apoiar e se quiser reclamar, que faça com razão e no final da partida, não durante a partida, no decorrer do jogo, pois é ele que está vestindo e defendo as cores do teu clube do coração. Cansei de escutar cornetas de torcedores que nem sabem o nome dos jogadores, torcedores turistas no estádio e isso me revolta.
Qual opinião de vocês?

sábado, 6 de março de 2010

Cadê o critério professor?

Mais uma vez o Imperador Adriano andou aprontando das suas, dessa vez em um baile funk na favela de Chatuba, no Rio de Janeiro. E dessa vez o negocio foi forte, teve agressão, apedrejamento de carros e tudo mais.
Com tudo isso, Adriano faltou a mais dois treinamentos no Flamengo. Lá, tudo bem, ele tem todas as regalias que um Imperador dispõe em seu império mesmo, mas e na seleção? Há tão pouco tempo para começar a Copa e ele continua aprontando, parece confiar que a vaga já está assegurada. Ao que tudo indica, Dunga só tem esse critério de não convocar jogador mau comportado quando se trata de Ronaldinho Gaúcho.
Adriano foi peça fundamental na conquista do brasileirão, mas acho que ele não seja tão indispensável assim na seleção ao ponto em que ele continue com essas atitudes extra campo sem passar por nenhuma punição ou conversa mais séria. No Flamengo já sabemos que essa conversa nunca vai existir, lá ele tem carta branca. O problema é que essas atitudes possam vir a prejudicar o bom ambiente da seleção, e também o bom futebol do craque.
Não podemos esquecer que Fred, Pato e Tardelli apesar começo irregular no ano, são bons nomes para uma possível convocação. E é claro, Ronaldinho Gaúcho, que vive ótima fase, também é forte candidato.
Que fique bem claro, não quero ver Adriano fora da seleção, pelo contrário, só acho que o filme de 2006 pode se repetir, onde sobraram baladas, e faltou futebol.
Se Dunga não convoca o Gaúcho por problemas extra campo, Adriano não poderia passar nem perto da Granja Comari.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Brasileirão para asiático ver

Presidente do Clube dos 13, Fábio Koff está perto de realizar um sonho antigo: levar o Campeonato Brasileiro para o mercado asiático. A rede de televisão Starhub vai retransmitir os jogos. A sua principal concorrente, a Singtel, apresenta o Campeonato Inglês ao vivo, uma das maiores audiências esportivas locais.
Diretor Executivo do Clube dos 13, Paulo Samuel está em Cingapura para a assinatura do contrato, que acontecerá em meio a Feira Mundial de Mídias Esportivas (Sportel).
Depois, Samuel seguirá para Dubai, onde iniciará negociações para levar o futebol brasileiro também aos Emirados Árabes Unidos. Antes, em Manchester, representará o Clube dos 13 na assembleia anual da Associação de Clubes Europeus, que abriga os 144 maiores do continente.
Fonte: Blog do Zini
Com a febre de repatriação de atletas, outros estão querendo retornar ao Brasil e o fato de que, o Campeonato Brasileiro será transmitido para outros países irá possibilitar novas oportunidades de negociações as revelações que surgem no futebol mais admirado do mundo.
Bola dentro do Clube dos 13!

quarta-feira, 3 de março de 2010

A África do Sul é logo ali...

Os amistosos da seleção canarinho chegaram ao fim com uma vitória sobre a Irlanda por 2 a 0 e uma atuação vamos dizer que, aceitável. No meu humilde ponto de vista, ainda precisa de muitas mudanças para buscar o hexa, só que, mesmo sendo muito criticado, Dunga merece elogios. O treinador chegou como uma incógnita, já que sua única experiência era como atleta e como auxiliar no Japão, mas como treinador, novato, sem experiência e sua estreia seria logo na seleção de maior responsabilidade do futebol mundial, aquela que carrega nas costas o compromisso do futebol arte, do país do futebol e no qual, tem como torcedores, uma nação apaixonada pelo esporte e acima de tudo, exigente.
A exigência da pátria tupiniquim fez com que o treinador gaúcho, humilde, natural da cidade de Ijuí, tivesse que provar para muitos sua capacidade e compromisso em buscar títulos. Dificultou, inventou, testou muito, consequentemente, causou revolta e foi admirado, pois está no poder supremo, para muitos, mais importante que o presidente da república. E agora, faltando exatamente cem dias para iniciar a Copa do Mundo na África do Sul não tem muito que questionar, ele provou que é capaz. Conseguiu fazer o mais importante, resgatar o valor de vestir a camiseta da seleção, fez com que jogadores retornasse ao país visando ter seu nome na tão esperada lista e criar um suspense para espera da lista, já que, muitos vestiram o manto canarinho e existem muitas incertezas na lista que será anunciada em seguida.
Além disso, conseguiu formar a Era Dunga, como escrevi no texto do dia 17 de novembro de 2009. Enfim, basta somente aguardar a lista oficial e torcer para ser uma lista de qualidade, focada no objetivo, pois não será fácil, podem me cobrar, não dá pra tirar base pelos amistosos e pelo retrospecto, o campeonato mais importante do mundo é curto, rápido e qualquer erro pode fatal, como demonstra e comprova a história das Copas. As demais seleções também estão em preparação, algumas com elenco definido, outras em aberto, como a seleção de nosso país e hoje terá uma série de amistosos e alguns jogos de muita qualidade que sem dúvidas irão dificultar a busca do objetivo brasileiro.
A Copa começa dia 11 de junho, mas a maioria dos técnicos das 32 seleções que estarão na África do Sul têm hoje e amanhã uma boa oportunidade para testar e analisar possíveis candidatos às últimas vagas. São 33 amistosos internacionais espalhados por todo o planeta e nada menos que 25 seleções que disputarão o Mundial estarão em campo. E o jogo de maior destaque será em Munique, entre Alemanha e Argentina, duas favoritas ao título de 2010.
O técnico da Alemanha, Joachim Löw, espera uma Argentina ofensiva e pediu cuidado ao time: “Como jogador, Maradona era um gênio criativo e ofensivo. Os argentinos jogam de forma incrivelmente ofensiva. É um teste importante. Precisaremos de muitas forças. Assim, devemos nos mostrar muito sólidos no plano tático, disse ele. Maradona contará com sua força máxima
Atuais campeões, a Itália recebe Camarões, que também está na Copa. O técnico Marcelo Lippi, que vai mudar o esquema da Azzurra, garantiu: “A Copa sempre tem um favorito: o Brasil. Todos vão dizer isso, em qualquer parte do mundo”.
Outro confronto de peso vai ocorrer em Paris, onde a França recebe a Espanha, atual campeã europeia e cotadíssima para chegar à decisão na África do Sul.
Envolvida em polêmica pelo escândalo sexual do zagueiro John Terry, a Inglaterra tenta se concentrar apenas no jogo contra o Egito, em Wembley. Já Portugal, adversário do Brasil na Copa, terá pela frente a China. A África do Sul, comandada por Carlos Alberto Parreira, também faz os últimos ajustes e pega a Namíbia em Joanesburgo.
Para nós, resta apenas acompanhar e aguardar. E por aqui estaremos dividindo opiniões e comentários com vocês... Para encerrar o texto, um pedido:
Não esqueça! Amiiigos, a África do Sul é logo ali...

terça-feira, 2 de março de 2010

Se liga aí, garotão!

Walter Henrique da Silva, 20 anos, atacante do Internacional - RS, 1m76cm, nascido em Pernambuco-RE, otima presença de área, passagens por diversas seleções de base. Uma jóia de um clube que recentemente revelou Nilmar, Pato, Sóbis, certo? Ao que tudo indica não. Apesar da pouca idade o garoto Walter já tem no seu currículo muito mais confusões do que gols com a camisa colorada.
A mais recente é o sumiço do jovem, que desde a quinta-feira da semana passada não aparece no clube para treinar, e não atende a nenhum chamado da direção, seja por telefone, ou pessoalmente, como tentou o diretor das categorias de base do clube, Giscard Salton, que foi até o prédio onde mora o jogador, e não foi atendido.
Em 2008 o garoto já tinha apresentando sinais de indisciplina forçando a direção tomar providencias mais duras ao perceber o desleixo do atleta com o seu peso. Walter era visto com frequência nas bancas de hot dog após os treinos.
Há rumores que o atleta esteja insatisfeito com o seu salário, cerca de 15 mil reais mensais, e já tinha exigido um aumento para 150 mil. Convenhamos, por mais que Walter tenha que sustentar toda sua família em Pernambuco, para quem veio da miséria 15 mil reais não é qualquer gorjeta, claramente há uma precipitação do garoto, caso esse for realmente o motivo do sumiço.
Nessa terça-feira a mãe do jogador deu uma entrevista para o site globoesporte.com informando que o filho não mandou nenhuma quantia esse mês, e que ela juntamente com seus dois outros filhos estavam passando por grandes necessidades. É bom que esse enrredo tenha um final logo, porque como percebemos há pessoas que dependem do talento desse menino, e mundo da bola não costuma dar muitas chances para atletas com esse tipo de comportamento. Se liga aí, Walter, porque talento você já provou que tem.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Começou o ano!

Com o fim do carnaval, o recomeço das aulas da faculdade, e o fim do veraneio, podemos enfim dizer que 2010 começou. Agora acabaram-se as bebedeiras e as putarias, não que seja o fim disso tudo, mas pelos não em tempo integral como se é feito no verão!
Porém vamos ao que interessa. Esse ano é de suma importância para o Brasil, já que temos eleições para eleger nosso Presidente e Governador, sem contar nossos digníssimos representantes na câmara e no senado, ou seja teremos que fazer a digestão do nosso almoço admirando a sensacional propaganda política na televisão com todas as suas mentiras e "balelas", com os grandes partidos com programas de horas e os pequenos tendo que literalmente se virar nos 30, me encanta essa democracia!
Não podemos esquecer também que no meio do ano o mundo inteiro entra em recesso. É, isso mesmo, você não leu errado, afinal esse ano teremos o mundial de seleções na Africa do Sul, aí não tem terremoto, tsunami, ou iceberg solto nos mares que impeça o ser humano de acompanhar o valioso "evento". Dunga chamará o Ronaldinho, Ronaldo, Pato?! Não sei, mas para nós nunca está bom mesmo, caso ele chame os 3 senhores citados, vão inventar outra história para tumultuar o ambiente, então isso já não nos incomoda. Apesar de ter engolir Elano e Josué incomoda um pouco, confesso.
Já vimos que teremos um ano agitado, e o Boemia, seja do RS, seja de Sevilla estará sempre atento, de preferência em uma mesa de bar, com a nossa melhor amiga dentro de um copo, para analisar e comentar os principais fatos, ou simplesmente expor aqui nosso sinceros sentimentos. Então, entre, o freezer está cheio, e o jogo está começando, sinta-se em casa.

"São as águas de março fechando o verão"


Eis que chega o mês de março, mais precisamente, 1º de março de 2010 e no meu sempre humilde ponto de vista, o início do ano, o início de 2010, um ano muito importante na vida dos boêmios que por aqui expressam algumas "lorotas" ou "opiniões", vocês decidem...
Aos camaradas que alguma vez visualizaram nosso blog, feliz ano novo! Terminou o verão, as férias, passou o carnaval e hoje retorna a rotina de Campus II da UCPEL, o nosso último ano cursando Jornalismo na Universidade e haja coração hermanos...
Já aquele amiguinho, o meretíssimo Ricardo Rojas está estudando e honrado o estilo boêmio no solo "apaisanado" fará muita falta nas noites da Barroso e nos hits malemolentes do mito de quatro rodas que sofre da falta de melanina na lata. (pausa para muitos risos)
É meus queridos, não estou com muito tempo, passei por aqui somente para marcar presença, iniciar um novo ano e dividir a esperança que seja repleto de alegrias e conquistas. Hoje, ao retornar ao nosso costumeiro habitat, sem um combatente, faremos a reunião no bar do tiozinho do salgadinha, na esquineira ou onde o novo presidente escolher, Victor Canuso, a escolha é tua.
Ricardinho, dale com as duas mão que nós confiamos no teu potencial e de olhos fechados sabemos que tu é mais firme que prego na areia, dele que te dele! Por acá estaremos bolando um plano para ir ao teu encontro o mais breve possível, vai guardando dinheiro para pagar nossa fiança caso aconteça essa zebra haha... E, não esquece do nosso blog, aparece por aqui e dale com as duas...
E que venha um ano supimpa!