quarta-feira, 3 de março de 2010

A África do Sul é logo ali...

Os amistosos da seleção canarinho chegaram ao fim com uma vitória sobre a Irlanda por 2 a 0 e uma atuação vamos dizer que, aceitável. No meu humilde ponto de vista, ainda precisa de muitas mudanças para buscar o hexa, só que, mesmo sendo muito criticado, Dunga merece elogios. O treinador chegou como uma incógnita, já que sua única experiência era como atleta e como auxiliar no Japão, mas como treinador, novato, sem experiência e sua estreia seria logo na seleção de maior responsabilidade do futebol mundial, aquela que carrega nas costas o compromisso do futebol arte, do país do futebol e no qual, tem como torcedores, uma nação apaixonada pelo esporte e acima de tudo, exigente.
A exigência da pátria tupiniquim fez com que o treinador gaúcho, humilde, natural da cidade de Ijuí, tivesse que provar para muitos sua capacidade e compromisso em buscar títulos. Dificultou, inventou, testou muito, consequentemente, causou revolta e foi admirado, pois está no poder supremo, para muitos, mais importante que o presidente da república. E agora, faltando exatamente cem dias para iniciar a Copa do Mundo na África do Sul não tem muito que questionar, ele provou que é capaz. Conseguiu fazer o mais importante, resgatar o valor de vestir a camiseta da seleção, fez com que jogadores retornasse ao país visando ter seu nome na tão esperada lista e criar um suspense para espera da lista, já que, muitos vestiram o manto canarinho e existem muitas incertezas na lista que será anunciada em seguida.
Além disso, conseguiu formar a Era Dunga, como escrevi no texto do dia 17 de novembro de 2009. Enfim, basta somente aguardar a lista oficial e torcer para ser uma lista de qualidade, focada no objetivo, pois não será fácil, podem me cobrar, não dá pra tirar base pelos amistosos e pelo retrospecto, o campeonato mais importante do mundo é curto, rápido e qualquer erro pode fatal, como demonstra e comprova a história das Copas. As demais seleções também estão em preparação, algumas com elenco definido, outras em aberto, como a seleção de nosso país e hoje terá uma série de amistosos e alguns jogos de muita qualidade que sem dúvidas irão dificultar a busca do objetivo brasileiro.
A Copa começa dia 11 de junho, mas a maioria dos técnicos das 32 seleções que estarão na África do Sul têm hoje e amanhã uma boa oportunidade para testar e analisar possíveis candidatos às últimas vagas. São 33 amistosos internacionais espalhados por todo o planeta e nada menos que 25 seleções que disputarão o Mundial estarão em campo. E o jogo de maior destaque será em Munique, entre Alemanha e Argentina, duas favoritas ao título de 2010.
O técnico da Alemanha, Joachim Löw, espera uma Argentina ofensiva e pediu cuidado ao time: “Como jogador, Maradona era um gênio criativo e ofensivo. Os argentinos jogam de forma incrivelmente ofensiva. É um teste importante. Precisaremos de muitas forças. Assim, devemos nos mostrar muito sólidos no plano tático, disse ele. Maradona contará com sua força máxima
Atuais campeões, a Itália recebe Camarões, que também está na Copa. O técnico Marcelo Lippi, que vai mudar o esquema da Azzurra, garantiu: “A Copa sempre tem um favorito: o Brasil. Todos vão dizer isso, em qualquer parte do mundo”.
Outro confronto de peso vai ocorrer em Paris, onde a França recebe a Espanha, atual campeã europeia e cotadíssima para chegar à decisão na África do Sul.
Envolvida em polêmica pelo escândalo sexual do zagueiro John Terry, a Inglaterra tenta se concentrar apenas no jogo contra o Egito, em Wembley. Já Portugal, adversário do Brasil na Copa, terá pela frente a China. A África do Sul, comandada por Carlos Alberto Parreira, também faz os últimos ajustes e pega a Namíbia em Joanesburgo.
Para nós, resta apenas acompanhar e aguardar. E por aqui estaremos dividindo opiniões e comentários com vocês... Para encerrar o texto, um pedido:
Não esqueça! Amiiigos, a África do Sul é logo ali...

Nenhum comentário:

Postar um comentário