segunda-feira, 24 de maio de 2010

A tabelinha "di barbada"

A Copa do Mundo está cada vez mais próxima e como um grande amigo, vou dividir uma tabelinha com vocês. Prefiro a relação de jogos na sequência dos dias e acredito que vá ser útil para alguém.

11/06 - Sexta-feira
11h - África do Sul x México
15:30 - Uruguai x França

12/06 - Sábado
08:30 - Coréia do Sul x Grécia
11h - Argentina x Nigéria
15:30 - Inglaterra x EUA

13/06 - Domingo
08:30 - Argélia x Eslovênia
11h - Sérvia x Gana
15:30 - Alemanha x Austrália

14/06 - Segunda-feira
08:30 - Holanda x Dinamarca
11h - Japão x Camarões
15:30 - Itália x Paraguai

15/06 - Terça-feira
08:30 - Nova Zelândia x Eslováquia
11h - Costa do Marfim x Portugal
15:30 - Brasil x Coreia do Norte

16/06 - Quarta-feira
8:30 - Honduras x Chile
11h - Espanha x Suiça
15:30 - África do Sul x Uruguai

17/06 - Quinta-feira
8:30 - Argentina x Coréia do Sul
11h - Grécia x Nigéria
15:30 - França x México

18/06 - Sexta-feira
8:30 - Alemanha x Sérvia
11h - Eslovênia x EUA
15:30 - Inglaterra x Argélia

19/06 - Sábado
8:30 - Holanda x Japão
11h - Alemanha x Sérvia
15:30 - Camarões x Dinamarca

20/06 - Domingo
8:30 - Eslováquia x Paraguai
11h - Itália x Nova Zelândia
15:30 - Brasil x Costa do Marfim

21/06 - Segunda-feira
8:30 - Portugal x Coréia do Norte
11h - Chile x Suiça
15:30 - Espanha x Honduras

22/06 - Terça-feira
11h - México x Uruguai
11h - França x África do Sul
15:30 - Nigéria x Coréia do Sul
15:30 - Grécia x Argentina

23/06 - Quarta-feira
11h - Eslovênia x Inglaterra
11h - EUA x Argélia
15:30 - Gana x Alemanha
15:30 - Austrália x Sérvia

24/06 - Quinta-feira
11h - Eslováquia x Itália
11h - Paraguai x Nova Zelândia
15:30 - Dinamarca x Japão
15:30 - Camarões x Holanda

25/06 - Sexta-feira
11h - Portugal x Brasil
11h - Coréia do Norte x Costa do Marfim
15:30 - Chile x Espanha
15:30 - Suíça x Honduras

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Vencedores do Expocom Sul 2010

Um dos momentos mais esperados do Intercomsul ocorreu na manhã de quarta-feira, no Salão de Atos da Feevale: a premiação do Expocom Sul. No início do evento, para informar e causar mais expectativa aos participantes, foi apresentada a etapa nacional do Intercom que ocorrerá na Universidade de Caxias do Sul, entre os dias 2 a 6 de setembro, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Já a próxima edição do Intercomsul será sediada pela Universidade Estadual de Londrina, que fica em Londrina, no Paraná.

Durante o Expocom Sul, os alunos concorreram em cinco categorias, em mais de setenta modalidades. Segundo a coordenadora da mostra competitiva, professora Saraí Schmidt, 214 trabalhos estavam aptos para a apresentação perante o júri presencial. Por isso, a expectativa no Salão de Atos era grande. Tudo estava organizado para receber os concorrentes e as torcidas: luzes especiais, DJ e os prêmios para os vencedores. Após uma breve introdução feita pela professora Adriana Stürmer, da Universidade Feevale, enfim chegou o momento da premiação.

Os vencedores foram anunciados de forma aleatória, o que aumentou ainda mais a ansiedade dos participantes. A coordenadora do XI Intercomsul, Paula Puhl, agradeceu em nome da Universidade Feevale, o empenho de todos que participaram da organização do evento, como também a presença dos congressistas.


Consulte aqui o premiados no Expocom!


Categoria Publicidade e Propaganda


Categoria Cinema e Audiovisual


Categoria Jornalismo


Categoria Produção Editorial e Transdisciplinar


Categoria Relações Públicas


Quer saber quem agitou no Intercom Sul? Para ver as fotos, clique aqui

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Acaba hoje o Intercom Sul 2010

Termina hoje XI Itercom Sul realizado na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo. O congresso que teve inicio no ultimo dia 17 contou com a presença de figuras destacadas no meio da comunicação, como a professora Raquel Recuero (UCPEL) e Vitor Faccioni (responsável pela MTV no RS).


Ao todo foram 1.700 congressistas inscritos para apresentações de trabalhos. Foram disponibilizados um total de 19 oficinas, das mais variadas áreas da comunicação, como fotografia, radio jornalismo e produção áudio visual. Pelo Twiiter, através da Tag #Intercomsul, os alunos que participaram demonstraram toda sua satisfação com a organização do congresso.

Ontem, dia 18 teve a festa oficial de encerramento do Intercomsul na boate American Bowling, uma otima oportunidade dos participantes se conhecerem melhor num clima mais descontraído. Hoje a programação prevista para finalizar o congresso é a entrega de prêmios dos vencedores do expocom, que terá inicio às 9h e vai até meio dia.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Os sete possíveis coringas de Dunga

Os meio campistas Paulo Henrique Ganso e Ronaldinho Gaúcho não foram anunciados pelo técnico Dunga entre os 23 convocados da seleção brasileira para a Copa do Mundo, mas estão na lista de sete jogadores que ficarão de sobre-aviso para o Mundial.

Além da revelação santista e do experiente jogador do Milan, estão no grupo de espera o zagueiro Alex, do Chelsea, o lateral esquerdo Marcelo, do Real Madrid, o volante Sandro, do Internacional, e os atacantes Carlos Eduardo do Hoffenheim, Diego Tardelli, do Atlético-MG.

Caso algum dos 23 jogadores chamados por Dunga se lesione até o dia 1° de junho, um destes sete nomes terá que ser escolhido como substituto. Depois desta data, qualquer outro atleta pode ser chamado.

Uma lista de suplentes dessa cabe no banco de reservas de muitos times. Vamos ver. Aposto que a maioria da nação estará "agorando" alguns atletas.

Foto do Google e montagem retirada do www.globoesporte.com

Santa Lealdade

Hoje o técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Dunga, chamou os 23 jogadores que irão representar o nosso país na Copa do Mundo da África. Dunga seguiu a risca suas convicções nesses 4 anos como treinador, e deu preferência aos jogadores chamados no início do trabalho, deixando de lado jogadores vistos como melhores opções, em melhor fase do que os atuais comandados.
Logo abaixo uma breve analise sobre a lista.
No gol Dunga chamou Julio Cesar, indiscutível um dos melhores goleiros do mundo, já seus reservas.... Gomes é um típico goleiro que não passa confiança a ninguém, pergunte ao torcedor do Cruzeiro se ele sente saudades dele. Doni é o 3º goleiro da Roma-ITA, isso mesmo, o 3º goleiro. Dunga teve a coragem de deixa Victor do Grêmio, eleito duas vezes o melhor goleiro do Brasil de fora. Só para lembrar, Victor vinha sendo presença constante nas convocações, inclusive no grupo vencedor da Copa das Confederações ano passado
Os zagueiros chamados talvez tenha sido os jogadores melhores convocado, foi quem tinha que ir, alguns poderiam solicitar a presença de Miranda do São Paulo, pode ser, é um otimo zagueiro, mas nesse setor estamos bem representados com Lucio, Juan, T.Silva e Luisão.
Na lateral direita também temos a sorte de contar talvez com os dois melhores mundo. Maicon e D.Alves estão jogando o fino da bola. Na lateral esquerda uma das grandes preocupações dessa convocação, Gilbeto e Michel Bastos já não jogam nessa posição há muito tempo, sendo que o Michel atua inclusive no lado direito do meio campo do Lyon. Marcelo, do Real Madrid, e Roberto Carlos, do Corinthians, seriam melhores opções.
Agora com certeza o setor que deixou o povo brasileiro mais desconfiado, para não dizer apavorado, foi o meio campo. Dunga chamou jogadores de características muito mais defensivas do que ofensivas. Gilberto Silva e Felipe Mello eram nomes certos e inquestionáveis, Ramires também, não sentiu nem um pouco o peso da amarelinha. Do restante dos jogadores, somente de Kaká poderemos esperar alguma criatividade no meio campo, já que Josué, Kleberson, Elano e Julio Batista são os típicos jogadores que todos gostariam de ver nos seus clubes, mas na seleção não, ou pelo não todos esses. Kaká já vem sofrendo de uma lesão no púbis já há algum tempo, caso perdêssemos nosso melhor jogador, com certeza não teríamos substituto para o craque, Ganso e Ronaldinho teriam vaga certa nessa lista, até mesmo Alex, ex Palmeiras e Cruzeiro caíria bem, só que este nunca foi convocado pelo técnico, só mesmo por milagre o nome dele aparecer na lista. O fato é que falta criatividade para o nosso meio campo.
No ataque nenhuma surpresa, Luís Fabiano, o artilheiro e Robinho, que voltou a jogar bem depois do retorno ao Santos, serão os titulares. Nilmar, que tem média espetacular na Seleção, 7 gols em 10 jogos, e Grafite, que só entrou porque Adriano fez de tudo para não ser chamado, serão os suplentes. A única modificação que poderia ser feita na nossa opinião seria a entrada de Kleber do Cruzeiro, ou Fred do Fluminense no lugar do Grafite. Kleber vem jogando muito desde o ano passado, e Fred é um goleador nato com experiência de uma Copa do Mundo disputada, mas Dunga já tinha essa lista pronta há muito tempo, talvez nada o fizesse mudar de opinião. Como disse o jornalista Alex Müller, o treinador preferiu lealdade à qualidade.

A família Dunga merece respeito


A lista dos 23 jogadores que irão à África do Sul buscar o hexa para o país do futebol foi anunciada no início da tarde desta terça-feira. Os convocados para representar a pátria amada e vestir a camisa amarelinha estão sendo criticados pela maioria. Contrariando a opinião de muitos, pretendo justificar meu apoio ao comandante Dunga e sua comissão técnica com algumas palavras e o humilde conhecimento sobre futebol.

Com a tarefa de construir um paredão e continuar sofrente míseros gols, Julio César é a esperança do país e a confiança da comissão técnica. Como seus reservas, Doni e Gomes farão parte do trio de goleiros da família Dunga. A surpresa ficou por conta da ausência de Victor, melhor goleiro do Brasileirão da edição passada e atual melhor goleiro do Gauchão, só que, o arqueiro gremista não teve muitas oportunidades na seleção, falhou no Grenal e não foi chamado tanta vezes como Gomes e Doni. Talvez aqui, Dunga tenha pecado. Levaria Victor, é um grande goleiro, merecia oportunidade. Mesmo que não fosse o reserva imeditado, ganharia experiência para quem sabe, como Júlio, na próxima Copa ser o camisa 1. Porém, a filosofia de trabalho da comissão não merece contestação e aos poucos irei justificando minha opinião.

Para as laterais, a força e garra de Maicon do Inter de Milão, a velocidade do Daniel Alves, destaque no Barcelona, o chute de Michel Bastos, do Lyon e a experiência de Gilberto Silva do Cruzeiro. Jogadores versáteis, que podem ser utilizados improvisados em outras posições e que facilitam uma mudança de esquema tático. Além de tudo, comprometimento e gana de conquista.

Para zaga, o respeitado paredão formado por Lúcio do Inter de Milão, Juan do Roma, Luisão do Benfica e Thiago Silva do Milan. Destaque para seriedade contagiante de Lucimar da Silva Ferreira.

Outro erro na lista aconteceu na convocação dos volantes, Josué, do Wolfburg e Kleberson, reserva do Flamengo poderiam ter dado lugar aos tão sonhados, Neymar e Ganso, ou então, para somente um deles. Já que existem tantos jogadores versáteis, mas não. Dunga e sua comissão técnica optaram pela linha vitoriosa de trabalho e para acompanhar Josué e Kleberson, Gilberto Silva, experiente, destaque no título do Panathinaikos e Felipe Melo, do Juventus serão os volantes que irão para África do Sul buscar o tão sonhado hexa campeonato mundial.

Na "meiuca", Kaká é a esperança da nação. Vindo de lesão e numa fase com muitas críticas, o evangélico era um dos atletas mais confirmados na lista da Seleção Brasileira. Juntamente com atleta do Rela Madrid que vai para sua terceira Copa do Mundo, Ramires, do Benfica, Júlio Baptista, do Roma e Elano, do Galatasaray serão foram os meias convocados. Aqui, nessa posição, faria muitas trocas. Mas, segue na mesma linha, objetiva e concisa. Ronaldinho Gaúcho colocou suas oportunidades fora, as festas, más atuações deram espaço aos novatos e acabaram conquistando a confiança de Dunga e de sua comissão. Bem que tentou ser chamado, mas não deu. Nada faz Dunga mudar de opinião, é daqueles pais com costumes antigos e rígidos. Nem o clamor de toda mídia fez com que o capitão do tetra mudasse sua opinião e convocasse a sensação Paulo Henrique, do Santos. Segundo o comandante, ainda é cedo para os "garotos da vila".

Para o ataque, Robinho, do Santos, que sempre foi o atacante de confiança de Dunga, formadorá dupla com Luís Fabiano, o craque, matador e sempre importante nas últimas conquistas. Nilmar, do Villareal ganhou sua chance de mostrar para o mundo o poder de suas arrancadas e para completar o quarteto de atacantes, a "surpresa", para o lugar de Adriano que fez de tudo para ficar de fora da lista, Grafite foi convocado. Artilheiro da Bundesliga do ano passado, com 28 gols, o atleta do Wolfsburg, da Alemanha é o substituto imediato de Luis "fabuloso".

Os convocados se reúnem no próximo dia 21 para exames e testes físicos no CT do Atlético-PR e irá ficar concentrada em Curitiba até o dia 26 de maio, quando embarca para África do Sul. O local escolhido pela CBF para hospedar a seleção é o hotel Fairways, que fica dentro de um gigantesco complexo de golfe chamado Randpark Golf Clube, na região de Randburgo, em Joanesburgo. Na África do Sul, a equipe deverá fazer dois amistosos, ainda sem rivais definidos.

Pela norma da Fifa, todos os convocados devem estar liberados pelos seus clubes até 17 deste mês. Julio César, Maicon e Lúcio defenderão o Inter de Milão na final da Liga dos Campeões contra o Bayern de Munique, dia 22, e devem se apresentar com atraso (A CBF ainda vai conversar o trio para acertar a data da apresentação). Outro jogador que também passa por situação parecida é Luis Fabiano. O Sevilla, clube do atacante, disputa a final da Copa do Rei contra o Atlético de Madri no dia 19.

A Fifa determina que em 1º de junho as federações apresentam as listas finais de 23 nomes, selecionados entre os 30 divulgados até esta terça (A CBF vai divulgar esta noite, em seu site oficial, os sete restantes). A partir dessa data, só poderá haver trocas em caso de lesões até a véspera da estreia da equipe na Copa. E o jogador convocado para substituir um machucado não precisa ser um dos sete excluídos da relação inicial de 30.

Enfim, independente dos jogadores que faça parte da lista que será anunciada ainda hoje, não será ninguém que não esteja nos padrões da família Dunga, do histórico de vencedores que não pode ser questionado. Dunga é honesto, humilde e sincero. Ganhou títulos, renovou uma até então, desacredita seleção e provou para todos que tem um grupo de atletas unidos. Sua história é repleta de superações e esse será apenas mais um desafio na vida, portanto, merece respeito. Em 53 jogos desde sua estreia contra a Noruega em 16 de Agosto de 2006, Dunga conquistou 37 vitórias, 11 empates e saiu derrotado apenas 5 vezes. A seleção marcou 110 gols, com média de aproximadamente 2,1 gols por partida, e levou 37, tendo média de quase 0,7 gols por jogo. Os artilheiros da Era Dunga são Luís Fabiano, com 19 gols e Robinho com 16 gols.

Críticas e cortes aconteceram em todas convocações da história. Futebol sempre foi tomado por emoções e não poderia e nem deveria ser diferente aqui no Brasil, o país que mais vezes foi campeão mundial e que o povo acredita ser "expert" no assunto cheio de emoção, está questionando: Cadê o Ronaldinho? E o Imperador? Onde está Victor, o melhor goleiro do Brasil? E as revelações da Vila? Pois é, não foram chamados para lista principal. Mas podem ter certeza, queridos e míseros leitores que por aqui passam: irão lutar do início ao fim.

Contrariando a opinião de muitos, declaro mais uma vez, desta vez aqui, no canto boêmio que divido com dois grandes irmãos que conheci na faculdade e que sabem muito mais de futebol que o moço que divide essas humildes palavras com os leitores do Boemia Social Clube: Estou com Dunga, sua comissão técnica e grupo de jogadores. Confio na Era Dunga e na entrega da família que foi formada nesse tempo de preparação em buscar o hexa campeonato para a nação mais apaixonada pelo esporte e que será sede da Copa do Mundo de 2014.

Afinal, Copa do Mundo é logo ali...

Quantos atletas foram contestados e viraram ídolos? Que tal acreditar na Família Dunga?

Para finalizar, um aviso aos corneteiros, depois, não comemorem. Torçam para as seleções que estão ameaçando torcer e vejam preparem-se, irão acompanhar uma seleção com vontade e gana de vitória em busca de mais um feito histórico. Eu confio e vocês?

Artes foram retiradas do www.globoesporte.com

segunda-feira, 10 de maio de 2010

A impressionante vontade de Adriano em não disputar a Copa

O que será que passa pela cabeça de Adriano há menos de uma semana para a convocação para a Copa do Mundo? Ou ele já tem a palavra do técnico Dunga que estará na lista, ou simplesmente ele não está nem aí se vai ser chamado ou não. Em entrevista dada antes da segunda partida contra o Corinthians, pelas oitavas de final da Libertadores, o Imperador disse que "não é louco, que é claro que tem vontade de disputar o Mundial", mas suas atitudes nos levam a pensar ao contrário

O jogador estava relacionado para o jogo contra o São Paulo, na estréia do Flamengo no Campeonato Brasileiro, mas alegando dores musculares pediu para não jogar. Até aí tudo bem, já que no meio da semana o time tem um compromisso importante contra o Universidad do Chile, e não valeria a pena correr o de agravar uma lesão, só que Adriano pediu dispensas também dos treinamentos marcados para domingo, na Gávea. Todos os outros atletas poupados estiveram por lá, Vagner Love, Maldonado, Léo Moura e Willians, menos o Imperador.
Foi a 13º vez que o atacante se ausenta de uma atividade. Com a pressão popular para que Dunga leve o jovem Neymar, que está jogando muito, Adriano deveria pensar melhor na sua estratégia de ir a Copa. No lugar dele, qualquer outro jogador estaria tentando demonstrar o máximo de profissionalismo para convencer o comandante da Seleção, porém Adriano parece estar confiante demais que sua vaga já está certa, mesmo com excesso de peso, problema que o atacante já apresentou no Mundial de 2006.
Adriano, que em forma é quase imbatível, pois aterroriza os zagueiros aliando força e técnica, fora de forma só vem assustando o povo brasileiro, que mais uma vez teme pelo pior na Copa.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Parabéns aos campeões

Foram conhecidos neste final de semana mais nove campeões estaduais pelo Brasil. Destaque pela vitória do Santos, de Neymar, Robinho e Ganso, que alcançou o título em cima do Santo André, mesmo após ter três jogadores expulsos.

Os meninos da Vila saíram derrotados por 3x2 no jogo, mas como esse também foi o placar da primeira partida, só que a favor do Santos, o time sagrou-se campeão por ter feito melhor campanha na fase de classificação. Foi o 19° título estadual conquistado pelo Peixe.

No estádio Olímpico tivemos um Gre-Nal como manda o figurino, gol, provocações, confusão. O Grêmio saiu campeão após o rival Inter ganhar nos dois últimos anos. A vitória do Colorado por 1x0 não foi suficiente, já que tinha perdido a primeira partida por 2x0 no domingo anterior. Giulliano fez o gol do Inter.

Em Minas deu Galo. A vitória de 2x0 sobre o Ipatinga valeu ao Atlético-MG seu 40° título estadual. Diego Tardelli e o veterano Marques marcaram os gols da vitória. O time de Luxa já envia vencido a primeira partida por 3x2.

Na terra de Gustavo Kuerten, o seu time de coração, o Avaí, derrotou o Joiville por 2x0 e conquistou o bicampeonato. Foi o 15º título do Leão, igualando a marca do rival Figueirense. Roberto e Davi marcaram os gols do título.

O Vitória venceu pela 8° em dez anos o campeonato Baiano. Na final contra o rival Bahia, do capetinha Edílson e do treinador Renato Gaúcho, o Leão baiano foi campeão mesmo após perder o jogo por 2x1, como tinha ganho a primeira partida por 1x0 e tinha melhor campanha que o Tricolor, levantou mais uma vez a taça de campeão.

Os demais times que soltaram o grito de campeão esse final de semana foram o Forteleza, que conquistou o tetra nos pênaltis contra o Ceará, o Atlético-GO que confirmou o favoritismo contra o Santa Helena ao vencer os dois jogos da final, o Ceilândia que pela primeira vez chega ao título estadual em Brasília, com ajuda do experiente Dimba na final contra o Brasiliense, e por ultimo o Murici, que também conquista o titulo pela primeira vez, ao bater o Asa de Arapiraca, em Alagoas.