terça-feira, 11 de maio de 2010

A família Dunga merece respeito


A lista dos 23 jogadores que irão à África do Sul buscar o hexa para o país do futebol foi anunciada no início da tarde desta terça-feira. Os convocados para representar a pátria amada e vestir a camisa amarelinha estão sendo criticados pela maioria. Contrariando a opinião de muitos, pretendo justificar meu apoio ao comandante Dunga e sua comissão técnica com algumas palavras e o humilde conhecimento sobre futebol.

Com a tarefa de construir um paredão e continuar sofrente míseros gols, Julio César é a esperança do país e a confiança da comissão técnica. Como seus reservas, Doni e Gomes farão parte do trio de goleiros da família Dunga. A surpresa ficou por conta da ausência de Victor, melhor goleiro do Brasileirão da edição passada e atual melhor goleiro do Gauchão, só que, o arqueiro gremista não teve muitas oportunidades na seleção, falhou no Grenal e não foi chamado tanta vezes como Gomes e Doni. Talvez aqui, Dunga tenha pecado. Levaria Victor, é um grande goleiro, merecia oportunidade. Mesmo que não fosse o reserva imeditado, ganharia experiência para quem sabe, como Júlio, na próxima Copa ser o camisa 1. Porém, a filosofia de trabalho da comissão não merece contestação e aos poucos irei justificando minha opinião.

Para as laterais, a força e garra de Maicon do Inter de Milão, a velocidade do Daniel Alves, destaque no Barcelona, o chute de Michel Bastos, do Lyon e a experiência de Gilberto Silva do Cruzeiro. Jogadores versáteis, que podem ser utilizados improvisados em outras posições e que facilitam uma mudança de esquema tático. Além de tudo, comprometimento e gana de conquista.

Para zaga, o respeitado paredão formado por Lúcio do Inter de Milão, Juan do Roma, Luisão do Benfica e Thiago Silva do Milan. Destaque para seriedade contagiante de Lucimar da Silva Ferreira.

Outro erro na lista aconteceu na convocação dos volantes, Josué, do Wolfburg e Kleberson, reserva do Flamengo poderiam ter dado lugar aos tão sonhados, Neymar e Ganso, ou então, para somente um deles. Já que existem tantos jogadores versáteis, mas não. Dunga e sua comissão técnica optaram pela linha vitoriosa de trabalho e para acompanhar Josué e Kleberson, Gilberto Silva, experiente, destaque no título do Panathinaikos e Felipe Melo, do Juventus serão os volantes que irão para África do Sul buscar o tão sonhado hexa campeonato mundial.

Na "meiuca", Kaká é a esperança da nação. Vindo de lesão e numa fase com muitas críticas, o evangélico era um dos atletas mais confirmados na lista da Seleção Brasileira. Juntamente com atleta do Rela Madrid que vai para sua terceira Copa do Mundo, Ramires, do Benfica, Júlio Baptista, do Roma e Elano, do Galatasaray serão foram os meias convocados. Aqui, nessa posição, faria muitas trocas. Mas, segue na mesma linha, objetiva e concisa. Ronaldinho Gaúcho colocou suas oportunidades fora, as festas, más atuações deram espaço aos novatos e acabaram conquistando a confiança de Dunga e de sua comissão. Bem que tentou ser chamado, mas não deu. Nada faz Dunga mudar de opinião, é daqueles pais com costumes antigos e rígidos. Nem o clamor de toda mídia fez com que o capitão do tetra mudasse sua opinião e convocasse a sensação Paulo Henrique, do Santos. Segundo o comandante, ainda é cedo para os "garotos da vila".

Para o ataque, Robinho, do Santos, que sempre foi o atacante de confiança de Dunga, formadorá dupla com Luís Fabiano, o craque, matador e sempre importante nas últimas conquistas. Nilmar, do Villareal ganhou sua chance de mostrar para o mundo o poder de suas arrancadas e para completar o quarteto de atacantes, a "surpresa", para o lugar de Adriano que fez de tudo para ficar de fora da lista, Grafite foi convocado. Artilheiro da Bundesliga do ano passado, com 28 gols, o atleta do Wolfsburg, da Alemanha é o substituto imediato de Luis "fabuloso".

Os convocados se reúnem no próximo dia 21 para exames e testes físicos no CT do Atlético-PR e irá ficar concentrada em Curitiba até o dia 26 de maio, quando embarca para África do Sul. O local escolhido pela CBF para hospedar a seleção é o hotel Fairways, que fica dentro de um gigantesco complexo de golfe chamado Randpark Golf Clube, na região de Randburgo, em Joanesburgo. Na África do Sul, a equipe deverá fazer dois amistosos, ainda sem rivais definidos.

Pela norma da Fifa, todos os convocados devem estar liberados pelos seus clubes até 17 deste mês. Julio César, Maicon e Lúcio defenderão o Inter de Milão na final da Liga dos Campeões contra o Bayern de Munique, dia 22, e devem se apresentar com atraso (A CBF ainda vai conversar o trio para acertar a data da apresentação). Outro jogador que também passa por situação parecida é Luis Fabiano. O Sevilla, clube do atacante, disputa a final da Copa do Rei contra o Atlético de Madri no dia 19.

A Fifa determina que em 1º de junho as federações apresentam as listas finais de 23 nomes, selecionados entre os 30 divulgados até esta terça (A CBF vai divulgar esta noite, em seu site oficial, os sete restantes). A partir dessa data, só poderá haver trocas em caso de lesões até a véspera da estreia da equipe na Copa. E o jogador convocado para substituir um machucado não precisa ser um dos sete excluídos da relação inicial de 30.

Enfim, independente dos jogadores que faça parte da lista que será anunciada ainda hoje, não será ninguém que não esteja nos padrões da família Dunga, do histórico de vencedores que não pode ser questionado. Dunga é honesto, humilde e sincero. Ganhou títulos, renovou uma até então, desacredita seleção e provou para todos que tem um grupo de atletas unidos. Sua história é repleta de superações e esse será apenas mais um desafio na vida, portanto, merece respeito. Em 53 jogos desde sua estreia contra a Noruega em 16 de Agosto de 2006, Dunga conquistou 37 vitórias, 11 empates e saiu derrotado apenas 5 vezes. A seleção marcou 110 gols, com média de aproximadamente 2,1 gols por partida, e levou 37, tendo média de quase 0,7 gols por jogo. Os artilheiros da Era Dunga são Luís Fabiano, com 19 gols e Robinho com 16 gols.

Críticas e cortes aconteceram em todas convocações da história. Futebol sempre foi tomado por emoções e não poderia e nem deveria ser diferente aqui no Brasil, o país que mais vezes foi campeão mundial e que o povo acredita ser "expert" no assunto cheio de emoção, está questionando: Cadê o Ronaldinho? E o Imperador? Onde está Victor, o melhor goleiro do Brasil? E as revelações da Vila? Pois é, não foram chamados para lista principal. Mas podem ter certeza, queridos e míseros leitores que por aqui passam: irão lutar do início ao fim.

Contrariando a opinião de muitos, declaro mais uma vez, desta vez aqui, no canto boêmio que divido com dois grandes irmãos que conheci na faculdade e que sabem muito mais de futebol que o moço que divide essas humildes palavras com os leitores do Boemia Social Clube: Estou com Dunga, sua comissão técnica e grupo de jogadores. Confio na Era Dunga e na entrega da família que foi formada nesse tempo de preparação em buscar o hexa campeonato para a nação mais apaixonada pelo esporte e que será sede da Copa do Mundo de 2014.

Afinal, Copa do Mundo é logo ali...

Quantos atletas foram contestados e viraram ídolos? Que tal acreditar na Família Dunga?

Para finalizar, um aviso aos corneteiros, depois, não comemorem. Torçam para as seleções que estão ameaçando torcer e vejam preparem-se, irão acompanhar uma seleção com vontade e gana de vitória em busca de mais um feito histórico. Eu confio e vocês?

Artes foram retiradas do www.globoesporte.com

Um comentário:

  1. Acredito que a nossa seleção possa ser campeã do mundo, como foi de outras competições. Mas eu eu sou admirador do bom futebol e não desse time de operários aí. Se jogar bem, vou apoiar. Gosto é de futebol!!!

    ResponderExcluir