terça-feira, 11 de maio de 2010

Santa Lealdade

Hoje o técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Dunga, chamou os 23 jogadores que irão representar o nosso país na Copa do Mundo da África. Dunga seguiu a risca suas convicções nesses 4 anos como treinador, e deu preferência aos jogadores chamados no início do trabalho, deixando de lado jogadores vistos como melhores opções, em melhor fase do que os atuais comandados.
Logo abaixo uma breve analise sobre a lista.
No gol Dunga chamou Julio Cesar, indiscutível um dos melhores goleiros do mundo, já seus reservas.... Gomes é um típico goleiro que não passa confiança a ninguém, pergunte ao torcedor do Cruzeiro se ele sente saudades dele. Doni é o 3º goleiro da Roma-ITA, isso mesmo, o 3º goleiro. Dunga teve a coragem de deixa Victor do Grêmio, eleito duas vezes o melhor goleiro do Brasil de fora. Só para lembrar, Victor vinha sendo presença constante nas convocações, inclusive no grupo vencedor da Copa das Confederações ano passado
Os zagueiros chamados talvez tenha sido os jogadores melhores convocado, foi quem tinha que ir, alguns poderiam solicitar a presença de Miranda do São Paulo, pode ser, é um otimo zagueiro, mas nesse setor estamos bem representados com Lucio, Juan, T.Silva e Luisão.
Na lateral direita também temos a sorte de contar talvez com os dois melhores mundo. Maicon e D.Alves estão jogando o fino da bola. Na lateral esquerda uma das grandes preocupações dessa convocação, Gilbeto e Michel Bastos já não jogam nessa posição há muito tempo, sendo que o Michel atua inclusive no lado direito do meio campo do Lyon. Marcelo, do Real Madrid, e Roberto Carlos, do Corinthians, seriam melhores opções.
Agora com certeza o setor que deixou o povo brasileiro mais desconfiado, para não dizer apavorado, foi o meio campo. Dunga chamou jogadores de características muito mais defensivas do que ofensivas. Gilberto Silva e Felipe Mello eram nomes certos e inquestionáveis, Ramires também, não sentiu nem um pouco o peso da amarelinha. Do restante dos jogadores, somente de Kaká poderemos esperar alguma criatividade no meio campo, já que Josué, Kleberson, Elano e Julio Batista são os típicos jogadores que todos gostariam de ver nos seus clubes, mas na seleção não, ou pelo não todos esses. Kaká já vem sofrendo de uma lesão no púbis já há algum tempo, caso perdêssemos nosso melhor jogador, com certeza não teríamos substituto para o craque, Ganso e Ronaldinho teriam vaga certa nessa lista, até mesmo Alex, ex Palmeiras e Cruzeiro caíria bem, só que este nunca foi convocado pelo técnico, só mesmo por milagre o nome dele aparecer na lista. O fato é que falta criatividade para o nosso meio campo.
No ataque nenhuma surpresa, Luís Fabiano, o artilheiro e Robinho, que voltou a jogar bem depois do retorno ao Santos, serão os titulares. Nilmar, que tem média espetacular na Seleção, 7 gols em 10 jogos, e Grafite, que só entrou porque Adriano fez de tudo para não ser chamado, serão os suplentes. A única modificação que poderia ser feita na nossa opinião seria a entrada de Kleber do Cruzeiro, ou Fred do Fluminense no lugar do Grafite. Kleber vem jogando muito desde o ano passado, e Fred é um goleador nato com experiência de uma Copa do Mundo disputada, mas Dunga já tinha essa lista pronta há muito tempo, talvez nada o fizesse mudar de opinião. Como disse o jornalista Alex Müller, o treinador preferiu lealdade à qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário