Camarões, Nova Zelândia e Nigéria garantiram suas vagas para Copa do Mundo de 2010 no sábado e estão com passaporte para África do Sul carimbados. Restam seis vagas para o campeonato futebolístico mais importante do mundo, que terá seus 32 participantes definidos na próxima quarta-feira, com os últimos jogos da repescagem.
Serão definidos os últimos quatro representantes da Europa, um da África e um das Américas – o sul-americano Uruguai e a centro-americana Costa Rica decidem em Montevidéu o confronto iniciado neste sábado em San José, com vitória uruguaia por 1 a 0.
Essa série e as europeias são disputadas em dois jogos, e o critério dos gols fora de casa contra como desempate. Se os dois jogos terminarem com o mesmo placar, a decisão vai para a prorrogação e, se o empate persistir, vai para os pênaltis.
A exceção é o confronto entre Egito e Argélia, que fazem um jogo extra em campo neutro, no Sudão, depois que terminaram empatados em todos os critérios de desempate no Grupo C das eliminatórias africanas: 13 pontos, quatro vitórias, um empate e uma derrota, nove gols marcados e quatro sofridos, 3 a 3 na soma do confronto direto (3 a 1 para a Argélia e 2 a 0 para o Egito).
Nesse caso, o regulamento da Copa do Mundo prevê sorteio ou jogo extra em campo neutro, que foi a opção das duas seleções. Em caso de empate, há prorrogação e pênaltis.
Até agora são estão classificados: África do Sul (país-sede); Brasil, Paraguai, Chile e Argentina (América do Sul); Estados Unidos, México e Honduras (Américas Central e do Norte); Camarões, Nigéria, Gana e Costa do Marfim (África); Austrália, Japão, Coreia do Sul e Coreia do Norte (Ásia); Dinamarca, Suíça, Eslováquia, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Sérvia, Itália e Holanda (Europa); e Nova Zelândia (Oceania).
A série de confrontos decisivos de quarta-feira inicia às 15h30m quando em jogo único, Argélia enfrenta o Egito e promete tensão ao máximo. Grande rivalidade entre as duas seleções e pelas brigas ocorridas nos arredores do estádio do Cairo, no último sábado (14). A partida acontecerá no Estádio Al Merreikh, em Omdurman (Sudão)
Em seguida, às 16h, Ucrânia enfrenta Grécia na Arena Donbass, em Donetsk e em que, o empate por 0 a 0 no jogo de ida obriga a Ucrânia a vencer a partida para ir à segunda Copa seguida. Em caso de empate com gols, a Grécia fica com vaga e volta ao Mundial, que disputou pela única vez em 1994.
A seleção da Bósnia enfrenta Portugal no estádio Bilino Polje, em Zenica, às 17h45m e como Portugal venceu o primeiro jogo por 1 a 0, em Lisboa, e agora joga por um empate para chegar à terceira Copa seguida. Pode até perder por um gol de diferença, desde que marque ao menos um gol. A Bósnia precisa vencer por dois gols de vantagem para ir ao Mundial pela primeira vez.
No mesmo horário, às 17h45m, Eslovênia enfrenta Rússia e como a seleção russa venceu o jogo de ida por 2 a 1 e joga pelo empate, enquanto a Eslovênia só precisa de uma vitória por um gol de diferença, graças ao gol salvador marcado nos acréscimos da primeira partida. As duas seleções estiveram na Copa de 2002, mas ficaram de fora em 2006. O confronto acontecerá no estádio Ljudski, em Maribor.
A França recebe a Irlanda no Stade de France, em Saint-Denis, às 18h e a seleção francesa tem boa vantagem, pois venceu por 1 a 0 fora de casa, e agora precisa apenas de um empate. Atual vice-campeã mundial, a seleção francesa não deixa de ir a um Mundial desde 1994. A Irlanda, que foi a 2002 mas ficou de fora em 2006, precisa vencer por qualquer placar, desde que marque ao menos dois gols.
E por fim, o jogo em que os boêmios que por aqui escrevem estarão presentes, a batalha do Centenário, em Montevidéu. Uruguai recebe Costa Rica, às 21h. A situação do Uruguai é a mesma da França: um empate é suficiente para a seleção voltar à Copa, depois de ser eliminada na repescagem pela Austrália na última edição. A Costa Rica, que foi aos Mundiais de 1990 e 2002, tem de vencer e marcar pelo menos dois gols.
Enquanto isso, os operários da África do Sul preparam-se para terminar os detalhes exigidos pela Fifa e receber o campeonato mais importante do mundo.