terça-feira, 13 de abril de 2010

Uivo do Lobão assombra o estado

O Rio Grande do Sul está brilhando cada vez mais, as cores azul e amarelo abrilhantam os pagos do estado numa escala assustadora e com razão, o Esporte Clube Pelotas, que carrega no seu hino o orgulho de ser áureo-cerúleo, está na final do segundo turno do Campeonato Gaúcho de Futebol, a Taça Fábio Koff.
O clube que estampa o nome da cidade onde está localizado vive uma fase histórica, digna de comemoração. Fundado em 11 de outubro de 1908, o centenário Lobão, retornou à elite do futebol gaúcho no ano passado e formou um elenco com atletas destaques na história do esporte: Sandro Sotilli, ídolo da nação azul e ouro manteve seu contrato com o clube e só aumenta sua marca como maior artilheiro da competição. Maurinho, lateral que passou pela Seleção Brasileira e defendeu grandes clubes da elite do futebol brasileiro também foi contratado para defender o Pelotas. Outro destaque na divisão principal do Campeonato Brasileiro, Alex Dias é mais um reforço para o ataque do Lobão que conta com outros dois ótimos atacantes, Tiago Duarte e Clodoaldo.
Há quem comprove que a história do clube é repleta de desafios, de superações e deve ser por isso que leva consigo uma nação seguidores. O último e mais recentemente feito histórico aconteceu no estádio Olimpíco na capital do estado, Porto Alegre. Temido por muitos adversários, o Grêmio se mantia invencível no seu estádio há 51 jogos, além de uma série de 15 vitórias seguidas, até que, apareceu o Esporte Clube Pelotas e seus torcedores. Os demais jogos das quartas de final do segundo turno do Campeonato Gaúcho tinham sido decididos nos pênaltis. Porém, o confronto entre Grêmio e Pelotas não precisou se estender após os 90 minutos. Com dois gols da marca da cal no segundo tempo, o Lobão eliminou o Tricolor, no Estádio Olímpico, com uma vitória, de virada, por 2 a 1.
Festa da torcida áureo-cerúlea na estádio e carnaval antecipado na cidade de Pelotas, o Lobão conseguiu fazer história em cima de um dos maiores clubes do seu estado e para completar, quebrou um tabu que para grandes equipes do futebol brasileiro parecia impossível, temendo o estádio Olímpico, o "alçapão do imortal tricolor".
Com a vitória, o Pelotas enfrentou o São José, também da capital e novamente fez história. Conseguiu abrir o placar logo no início da partida, aos 4 minutos com um gol de placa do experiente Alex Dias. Uma partida disputada onde o goleiro áureo-cerúleo vinha se destacando, até que, num cruzamento na área do arqueiro apareceu o goleador da competição e igualou o placar. Para comprovar que a vida do torcedor áureo-cerúleo não é fácil, dois atletas foram expulsos e o time teve que lutar para segurar a equipe da casa por muitos minutos com apenas nove jogadores em campo e levar a partida para as penalidades. Nesse momento, o sentimento do torcedor se transformou em apoio e da arquibancada, milhares de vozes incentivaram os atletas em busca da superação e da vaga para final da Taça Fábio Koff e deu certo. Os gritos da arquibancada se multiplicaram enquanto as duas equipes se preparavam para cobrança das penalidades, até que, para coroar as excelentes partidas que fez no decorrer do campeonato, o goleiro Jonatas defendeu dois pênaltis e o Pelotas conquistou a vaga pra final da fase.
Confirmando as afirmações anteriores, o desafio da final não poderia ser facilitado, será contra um dos maiores clubes do pais e há pouco tempo, Campeão do Mundo, o Internacional de Porto Alegre, domingo no Beira-Rio. O sentimento de dever cumprido da nação azul e ouro é visível no rosto de todos torcedores, mas, querem mais, querem continuar fazendo história e para isso, muitas excursões estão sendo organizadas e a torcida estará ao lado do grupo de atletas nesse momento decisivo. Os holofotes estão apontados para o time do interior, só que, a responsabilidade é do time da casa que terá ao seu lado um estádio repleto de camisetas coloradas e com o compromisso de vencer o turno e enfrentar o seu maior adversário, o Grêmio, na final da competição, mas, o Lobão está solto e qualquer passo infalso pode ser fatal.

3 comentários: