sexta-feira, 23 de abril de 2010

Ouro colombiano brilhará na mão do melhor da Copa

Lionel Messi e Cristiano Ronaldo estão entre os favoritos para terminarem a Copa usando um anel de ouro branco colombiano, que será dado ao melhor jogador do torneio na África do Sul.
A Colômbia não se classificou para a Copa, mas suas famosas esmeraldas farão parte da festa, já que um joalheiro local adquiriu o direito de produzir 2.010 anéis oficiais do evento e vendê-los na África do Sul, com aval da Fifa.
O preço vai variar de 2.500 a 250 mil dólares, e os modelos exibem bolas de futebol, estádios e bandeiras dos 32 países participantes.
Numa casa transformada em ateliê, Enrique Vásquez é um dos 270 joalheiros de Bucaramanga, no norte da Colômbia, que se apressam para concluir as peças antes do início da competição, em 11 de junho. Mas não pode deixar que a pressa atrapalhe o seu trabalho de colocar pequenas esmeraldas nos anéis de platina, ouro e prata.
Com lupas nos olhos, ele usa pinças especiais para depositar lentamente uma pedra após a outra, num anel que será coroado por uma volumosa bola de futebol incrustada de diamantes.
O mentor da operação é Carlos Sotelo, 40 anos, que teve a ideia vendo os anéis dados às equipes que vencem o Superbowl (maior evento do futebol americano) e o campeonato de basquete dos EUA.
Nos últimos quatro anos, ele fez várias viagens à sede da Fifa, na Suíça, para obter autorização oficial, mas não diz quanto pagou pelos direitos.
As outras atrações colombianas na Copa serão os cantores Shakira e Juanes, no show de abertura.
Sotelo vai oferecer 1.970 anéis de ouro, prata e quatro esmeraldas, por 2.500 dólares; 33 anéis de ouro branco, com 36 esmeraldas e diamantes sul-africanos, por 70 mil dólares; e 7 anéis de platina com 220 esmeraldas cada, a 250 mil dólares.
Um dos sete anéis de platina será doado à Fifa, e um anel de ouro será entregue ao Unicef, em reconhecimento ao trabalho que a agência da ONU faz por crianças deficientes.
Outro anel de ouro será presenteado ao jogador escolhido como craque da Copa - em que o argentino Messi e o português Cristiano Ronaldo aparecem como favoritos.
Nas futuras Copas, Sotelo gostaria que os anéis fossem distribuídos também aos membros do time vencedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário