segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Foram 113 anos de espera...

Mesmo com a derrota de 2 a 0 para o Boca Juniors, o Banfield sagrou-se campeão argentino pela primeira vez em 113 anos de história do clube, ao vencer o Torneio Apertura 2009. Banfield, um clube dos arredores de Buenos Aires fundado por emigrantes ingleses, irlandeses e escoceses em 1896, entrou para a última rodada com uma vantagem de dois pontos sobre o Newell's Old Boys. Para conquistar o sexto título argentino, o Newell's Old Boys tinha de esperar a derrota do Banfield, o que veio a acontecer - graças aos gols do veterano Palermo que marcou duas vezes para o time áureo-cerúleo.
O San Lorenzo também venceu por 2 a 0 e a classificação ficou inalterada, permitindo ao Banfield festejar o título em Buenos Aires, no lotado La Bombonera, o mítico estádio do Boca, onde os jogadores não ousaram dar a volta de consagração "por respeito" aos rivais.
As duas equipes estão classificadas à Libertadores de 2010: o Banfield pelo título, e o Newell's através da média de pontos nas duas competições do futebol argentino (Apertura e Clausura).
A festa, no entanto, foi dos 5000 adeptos do Banfield que ali se deslocaram, apesar de Martin Palermo ter quebrado um “jejum” de 750 minutos, ameaçando a concretização do primeiro título dos visitantes, vice-campeões em 1951 e 2005.
Santiago "Tanque" Silva, atacante que passou pelo Corinthians ficou em branco e o Banfield podia ter se lamentado, mas o uruguaio acabou o Torneio Apertura como goleador com 14 gols. Com os nove marcados no Clausura, no primeiro semestre do ano, foi o maior goleador de 2009 na argentina. O site Globoesporte.com chegou estampar na capa do site o "erro" do Timão, mas isso é fase e faz parte do futebol, quantos atletas eu já vi passarem por times de expressão e não darem certo ou então ao contrário. É por essas e outras que o futebol é tão encantador e apaixonante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário