quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A sede pelo título

O Campeonato Brasileiro está chegando ao fim, restam poucos dias para o campeão ser definido, mas pelo que tudo indica, após tropeços de vários e da arrancada do Flamengo, o Mengão é o grande favorito ao título, já que necessita apenas vencer o Grêmio no Maracanã. O duelo entre cariocas e gaúchos está selado, carimbado e não podia ser diferente, já que envolve o título do maior campeonato do país e que mesmo antes da partida iniciar, está gerando muitas polêmicas.
Primeiramente, devido os resultados da rodada anterior, o Internacional, rival do Grêmio, também briga pelo título, só que, para ser campeão depende da vitória ou empate do Tricolor contra o Flamengo e vencer o Santo André dentro do Beira Rio. Obviamente que torcedores, dirigentes, jogadores, enfim, todos estão sendo procurados pela imprensa e as opiniões divergem muito, mas algumas coisas são muito óbvias e esse será meu papel, tentar analisar.
O Flamengo joga em casa, necessitando apenas de seu esforço, de sua vontade e com certeza, não faltará. Um time que cresceu na competição, achou seu melhor futebol, que está com um elenco uniforme, com atletas que podem decidir quando bem entender e terá pela frente um Grêmio sem pretensões, só que, essa polêmica de facilitação em prol do rubro negro carioca colocou uma pedra no sapato de todos tricolores e com certeza, será um grande jogo. É uma situação inusitada, mas que já aconteceu outras vezes e faz parte do futebol, ano passado mesmo, o Grêmio brigava pelo título e o time colorado jogava contra o São Paulo e misteriosamente jogou com os reservas, facilitando a ultrapassagem do tricolor paulista pelo tricolor gaúcho e afastando o sonho do título da capital do estado. Mas é futebol e normalmente, a bola pune, dessa vez, o Grêmio pode ser o vilão da história e isso faz parte da realidade, imaginem o time vencendo o Flamengo e voltando para capital tranquilo e encontra um mar vermelho festejando, qual será a reação da nação tricolor dos pampas? Campanhas foram lançadas na internet pedindo que o time entregue, igualmente como aconteceu ano passado quando o Inter entregou, mas as pessoas parecem esquecer né? Para variar, a direção colorada e seus dirigentes, principalmente o Sr. Fernando DVD Carvalho está revoltado e promete estar de olho na possível facilitação. Beleza e daí? Faz parte do futebol e principalmente da rivalidade, agora resta aguardar para ver como terminar, alias, terminar o campeonato, o texto continua.
Vamos aos fatos, Grêmio ganhou apenas uma partida fora de casa e foi contra o já rebaixado Naútico e por mais que convoque ídolos do passado para jogar, não imagino fazendo frente com o Mengão sedento pelo título e por uma torcida que está literalmente lutando por um ingresso, para estar presente e isso é demonstração de estádio completamente lotado e conseqüentemente, de uma imensa e contínua festa. Já o Inter, tem que tentar fazer seu papel e não colocar a culpa no rival, a responsabilidade nas costas de quem nunca ajudou e nem pretende ajudar, até porque, terminaria com a rivalidade. O colorado terá pela frente o Santo André de Marcelinho Carioca lutando contra o rebaixamento, embora as esperanças sejam poucas, é o último cartucho do time paulista, mas não imagino o time portoalegrense perdendo, mas enfim, melhor focar no lugar certo e não se preocupar com os demais, não concordam? O erro do Inter não é de hoje, se tivesse ganhado o Grenal do Centenário não precisava estar se preocupando. (Ah, mas Vinícius, era Clássico...) Beleza, era clássico, vamos pular e esquecer, mas e os jogos em casa, contra o Corinthians, Botafogo, Atlético Paranaense, os tropeços ninguém lembra? Alias, vale lembrar que o rolo compressor colorado, favoritíssimo ao título perdeu de 4 a 0 para o Flamengo, estou errado?
Vamos acompanhar e ver o desfecho do campeonato, sem esquecer dos demais que estão na briga, Palmeiras e São Paulo, mas não imagino o Flamengo perdendo esse título. A sede é grande e merecida, com uma torcida fanática que irá lotar o Maracanã, o elenco rubro negro será empurrado ao som do tema da vitória, gritos que sairão de dentro do peito com orgulho, com sentimento e em busca de um título que passa longe da Gávea há 17 anos e essa é a oportunidade, dificilmente deixará escapar e se acontecer, prevejo uma guerra generalizada, tanto no Rio quanto em Porto Alegre.
Poderia escrever bem mais, mas me emociono e imagino que meu texto já esteja chato e bem grande, portanto, me abstenho e fico por aqui, só aguardando o desfecho dessa novela que não consegui perder nenhum capítulo sequer.

2 comentários:

  1. seja mais imparcial seu Vinicius!!!

    ResponderExcluir
  2. hahaha mais imparcial? to dando minha opinião, é texto opinativo meu amigo...

    ANTOOOOONIOOO NUUUUUNEEEES!

    ResponderExcluir