O 1º. de dezembro se transformou em dia de luta contra a Aids, nesse dia, é importante reforçar a solidariedade e a compaixão com as pessoas portadoras do vírus HIV. A Organização Mundial da Saúde passou a escolher grupos sociais atingidos pela Aids e definir estratégias para uma campanha com o objetivo de sensibilizar a opinião pública.
O vírus HIV é o causador da Aids e foi descoberto em 1979, pelo Instituto Pasteur, na França. A sigla do vírus está em inglês e significa Vírus da Imunodeficiência Humana. Quase um terço dos bebês nascidos com HIV nos países em desenvolvimento morrem antes de completar um ano, ao contrário do que acontece com os dos países industrializados, que podem viver por décadas, graças à proteção de drogas cada vez mais potentes.
Ativistas e especialistas em saúde pública destacam, no âmbito do Dia Mundial de Combate à aids, a necessidade de maior acessibilidade a tratamentos, análises adequadas e cuidados. Mas, o relatório intitulado "A Infância e a Aids - Quarto Inventário da Situação", apresentado ontem pelo UNICEF, assegura que foram conseguidos alguns progressos. Exemplo: hoje, 45% das mães com HIV recebem tratamento antirretroviral durante a gravidez, contra escassos 10% em 2004. (Agência Envolverde). O vírus da Aids atua como um parasita ao se instalar em um célula e age como um oportunista, baixando a imunidade das pessoas. Desde o final dos anos 80, o Dia Mundial de combate à AIDS vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, ao final de 2007, 33 milhões de pessoas conviviam com o vírus do HIV, sendo que, diariamente, surgem 7.500 novos casos.
No Brasil, desde 1980 a junho de 2007, foram registrados mais de 470 mil casos, segundo o Ministério da Saúde.
Preciso escrever mais? A vida vale MUITO mais que uma transa...
concordo plenamente..gostaria de saber Vinícius se eu posso usar essa matéria para um trabalho?? meu nome é José...meu e1/2: mj10002009@hotmail.com
ResponderExcluir