segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Flamengo, Pet e uma arrancada de campeão

O Flamengo passou por cima do Atlético, ontem, no Mineirão. Dois postulantes ao título diante de 63 mil torcedores. Jogaço. De um lado, Petkovic e Adriano, do outro Ricardinho e Diego Tardelli. Roth contra Andrade. Partida de time campeão, afinal o Flamengo que jogou ontem não é o mesmo dos vexames do primeiro turno. A arrancada do time de Andrade, que perdeu apenas uma das últimas 13 partidas, contraria qualquer prognóstico feito após o jogo contra o Avaí. Agora, o Flamengo é, sim, candidatíssimo ao título!

A questão é essa. O campeonato brasileiro para o Flamengo se divide em antes e depois do jogo contra o Avaí, pela 21ª rodada. Derrota vergonhosa. Partida emblemática dos problemas de um Flamengo de três zagueiros, dois volantes e nenhuma criatividade. Depois daquele domingo foram 13 partidas, nove vitórias, três empates e apenas uma derrota. Um novo Flamengo nasceu daquele vexame. Andrade abriu mão dos três zagueiros e dois alas, recuou Leonardo Moura e Everton e contou com as entradas de Álvaro e Maldonado para arrumar a casa.

Aliás, a entrada de Álvaro foi providencial para arrumar a zaga do Flamengo. Desde a saída de Fábio Luciano, o Flamengo estava órfão de um zagueiro que pudesse organizar o sistema defensivo do time. Andrade testou Welinton, Fabrício, David, Marlon e até o volante Airton para compor a zaga ao lado de Ronaldo Angelim, mas nada funcionou. Ao final da 21ª rodada, o Flamengo havia sofrido 36 gols. Um absurdo. Com Álvaro, o Flamengo sofreu apenas sete gols em 13 jogos.

Além disso, com a entrada de Maldonado o meio rubro-negro ganhou em qualidade e organização. É visível a importância de Maldonado para o time, cumprindo a função de primeiro volante, com certa liberdade para subir ao ataque graças ao poder de marcação de Airton e Williams. O problema é que, apesar disso, o time de Andrade ainda é refém de Petkovic na armação das jogadas. E esse é o maior problema do Flamengo: não tem substituto à altura, tampouco à metade da altura, de Petkovic.

A queda de produção, o cansaço ou a ausência de Pet reflete no rendimento e na criatividade do time. Williams é jogador de marcação, assim como Maldonado. Airton, por sua vez, não é segundo volante e não tem qualidade na saída de bola. Além de Fierro, que até agora não fez grandes atuações, as opções para a armação das jogadas são os jovens Everton Silva, Camacho e Erick Flores. Muito pouco para quem se acostumou com um gênio, muito pouco se comparado ao que Pet representa para o time do Flamengo. Agora, para ser campeão a tarefa é simples: saber vencer sem Petkovic.

Um comentário:

  1. Fiz um baita comentário e deu zebra, não foi... Agora vou tentar de novo...

    É meu querido, concordo contigo. E agora me responde, quem acredita nesse retorno épico do Pet? Quem apostava que Andrade ia mandar tão bem e resgatar o principal do grupo, a confiança. Andrade não fez mais que isso, deu liberdade e foi organizando os setores em campo. Soube organizar e chamar um grande aliado, a nação rubro negra. Agora, juntos e com duas peças importantes dentro de campo (Pet e Adriano) e um maestro (Andrade) na casamata, é melhor os "campeões" tomarem cuidado. Engraçado é que muitos que só criticavam o Flamengo, davam título pro Palmeiras e há algumas rodadas, com a queda de rendimento do Verdão começaram vangloriar o São Paulo agora preferem não comentar...

    Acredito que a peça chave desse final de campeonato tenha sido a arrancada do Flamengo e a boa fase de Pet, pra mim, revelação do Brasileirão. E o melhor de tudo, o grupo está unido e disposto fazer história, querem lutar por esse título, mas ainda só falam em Libertadores, só que reconhecem sua qualidade e assim vão, comendo pelas beiradas, de cantinho e se alguem vacilar, ali estão eles, chegando perto da taça.

    Adriano desbancará Tardelli e será o goleador do campeonato, ganhará destaque na mídia mundial novamente e fará história dentro do seu time do coração. Até pq, "Eu só quero é ser feliz e andar tranquilamente na favela onde eu nasci..."

    Assim fez e encontrou sua felicidade. Coitadinho não tá pegando ninguem, não tá bebendo nada e tá jogando pra kralho... Vai entender...

    Reta final promete e nós, estaremos juntos, por aqui, pela faculdade ou em um bar qualquer...

    ResponderExcluir